Cirurgia de varizes



A cirurgia de varizes esta indicada em casos onde as veias sao muito grandes impossibilitando a escleroterapia ou em casos de estágios mais avançados com insuficiência de safenas.

Flebectomia:

Nos casos menos avançados SEM insuficiência de safenas a cirurgia indicada é a flebectomia, ou seja, retirada das varizes calibrosas através de microincisoes na pele; esse procedimento é realizado em nível ambulatorial, ou seja, paciente revebe alta no mesmo dia e dependendo da quantidade de varizes pode ser realizado com anestesia local;

Já em casos mais avançados da doença onde existe comprometimento da Veia Safena, essa veia doente precisa ser tratada. Nesse caso temos as seguintes opções:
Cirurgia convencional – striping da veia safena- a veia safena é retirada cirurgicamente através de uma incisão na virilha e outra na altura do jeolho;
Endolaser ou Termoalbaçao da veia safena: A termoablação é um método minimamente invasive. Considerado como procedimento de escolha pelo American Venous Forum (Entidade Americana de Doenças Venosas), o tratamento oclui as veias safenas e perfurantes doentes por meio de uma fibra que produz calor e sem necessidade de incisões em pele. Nesse método, realiza-se a punção da veia safena na altura do joelho, guiada pelo ultrassom. Após isso, progride um cateter (fibra) por dentro da veia. Devidamente posicionada, a fibra é acionada e tracionada enquanto oclui a luz da veia.
CHIVA (Cure Conservatrice et Hemodynamic de I’nsufficience Veineuse en AMbulatroire) método que propõe a preservação da veia safena trazendo um resultado mais fisiológico, diminuindo o trauma cirurgico, os riscos e as complicações; Importante ressaltar que para essa técnica ser realizada com êxito é necessário um expertise do cirurgião na ecografia e hemodinâmica venosa; O ponto chave é detectar e desconectar as veias que chegam ou saem da safena ccausando o seu refluxo; PROCEDIMENTO REALIZADO COM ANESTESIA LOCAL E ALTA IMEDIATAMENTE APÓS O PROCEDIMENTO COM RAPIDO RETORNO AS ATIVIDADES HABITUAIS; A Dra Ivia faz parte da equipe que detém essa técnica no estado.
 
1Dirigir?
Dia seguinte se não tiver pontinhos inguinais. Se tiver curativo inguinal 2-3 dias para pequenos percursos e 7 dias para grandes percursos.
2Banho?
Normalmente. Tomar banho com curativo e no final retirar o curativo molhado e colocar um BandAid ou Nexcare Flexível grande para proteger.
3Caminhar?
Quanto mais melhor já desde o primeiro dia.
4Academia?
Sem fazer esforço exagerado nas pernas. Iniciar no dia seguinte à cirurgia e usando as meias elásticas.
5Massagem?
Normalmente. Por motivos óbvios orientamos que o profissional que realiza as massagens evite pressão direta no local dos curativos.
6Jejum?
No pré-operatório 6h sem ingerir nada, nem água, nem chiclete, nem bala. Nada. Fora esse período alimentação normal.
7Meia elástica?
Depende do caso e da elasticidade das varizes. Usualmente manter 24h sem retirar após sair do procedimento. Após esse período usar somente durante o dia por 14 dias.
8Medicamentos?
Nosso protocolo prevê utilização de medicação para evitar trombose venosa por 10 dias pós-operatório. Começar no dia seguinte pois já damos uma dose no hospital.
9Dor?
Mais da metade dos pacientes não toma remédio pra dor. Os pacientes que têm dor utilizam algum analgésico simples poucas doses (o que está acostumado e/ou conforme receita).
 

Entre em contato





    Entre em contato





       
       
      Este site obedece às Normas e Diretrizes do CODAME (Comissão de Divulgação de Assuntos Médicos), de acordo com o Conselho Federal de Medicina (CFM). Os assuntos aqui abordados têm apenas o intuito de informar a população. Sempre consulte o seu médico antes de ser submetido a qualquer tipo de tratamento.
      Responsável técnico Ivia Carla Binotto | CRM: 37751-RS | CIRURGIA VASCULAR - RQE Nº: 29353